terça-feira, 26 de janeiro de 2016

A HISTORIA DA ESCOVA DE DENTE-BLOG VALADARES

O primeiro instrumento identificado como uma escova de dentes não passava de um pequeno graveto, mais ou menos do tamanho de um lápis, com as pontas desfiadas formando uma escova. Com cerca de 5 mil anos, o apetrecho foi encontrado em uma tumba egípcia.
No final do século 15, os chineses criaram a primeira escova com aparência semelhante à que temos hoje. O acessório era confeccionado com pêlos de porco amarrados em varinhas de bambu ou pedaços de ossos e tornou-se muito popular na Europa. As famílias dividiam o uso de uma única escova entre todos os membros, o que trazia problemas. Os pêlos acumulavam umidade e mofavam, originando doenças bucais que eram passadas para toda a família. Além disso, as extremidades pontiagudas das cerdas feriam as gengivas.
A escova com cerdas de náilon, como as que usamos, foi criada em 1938, nos Estados Unidos. Desde então, elas se tornaram amigas diárias de todos nós. Certo? Bem, uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde em 1997 mostrou que metade da população brasileira na época, cerca de 85 milhões de pessoas, nem tinha escova de dentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário